Levantamento feito pela MGID que analisou artigos de sua base sobre as eleições para o governo paulista indicou que saúde foi o assunto mais procurado entre os que moram no estado
Ao final do dia 30 de outubro os paulistas finalmente saberão quem governará o estado pelos próximos 4 anos, se será Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores ou Tarcísio Gomes de Freitas do Republicanos. Muitas são as incertezas nesta eleição particularmente polarizada, entretanto é quase uma unanimidade que quem vencer este segundo turno terá uma enorme tarefa pela frente.
Com 44,04 milhões de habitantes e 645 municípios, governar São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, pode ser estratégico para um grupo político e também pode ser um palanque e tanto para o governante que deseja alçar voos maiores no futuro. Entretanto, o tamanho e a importância do estado cobram um peso alto, e, apesar da relevância no cenário político, São Paulo apresenta em uma mesma proporção questões bastante desafiadoras.
Devido ao tamanho e as diferentes características socioeconômicas de cada região do estado, muitas são as demandas e desejos dos que habitam São Paulo. Para o eleitor do estado, diversos setores precisam de atenção máxima do próximo governador, mas um deles, nos últimos tempos, tem ocupado um espaço maior: a segurança.
Conforme a base de dados da plataforma global de publicidade, MGID, que usa ferramentas de IA de processamento de linguagem natural para identificar os principais assuntos dos artigos de portais cadastrados na plataforma, o termo “segurança” relacionado aos dois candidatos recebeu mais de 29 mil acessos apenas no último mês. Já a “saúde” ocupou o segundo lugar em torno de 12 mil acessos. Com quase 11 mil acessos, a palavra “educação” foi o terceiro termo que mais gerou interesse.
Mesmo com a ida ao segundo turno e uma aparente crescente do debate político no país, um fenômeno curioso ocorreu entre os eleitores paulistas: o interesse da população sobre as propostas dos candidatos parece ter diminuído. Comparada aos meses anteriores, a busca por informações sobre candidatos mais que dobrou, porém caíram os acessos aos artigos que mencionam os assuntos relacionados a plataforma de governo de ambos. O tema educação, por exemplo, apresentou uma queda de quase 30% no interesse se comparado aos meses que antecederam o primeiro turno das eleições. Mesmo sendo o assunto de maior interesse, “segurança”, também apresentou queda de mais de 20% nos acessos. Somente o tema “saúde” gerou mais interesse à medida que o segundo turno se aproxima, dobrando buscas da população do estado.
Sobre a MGID
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