Viver nos Estados Unidos é uma ideia que já passou pela cabeça de muitas pessoas. Mas as dificuldades em conseguir fazer isto sem enfrentar problemas acaba afastando a maioria deste sonho. Para que isso não ocorra, o advogado imigratório Dr. Guilherme Lopes explica que seguir alguns passos pode ajudar com que o desejo se realize.
“O fato de ter um advogado de imigração licenciado para atuar nos Estados Unidos, faz toda diferença no processo de um pleito imigratório. No meu caso, sou licenciado pelo BAR de New York. Digo isso não somente por conhecer o modus operandi da USCIS, embora ainda seja muito discricionário, mas também por ter expertise para delinear a melhor estratégia e visto para cada cliente, bem como produzir e revisar todas as peças fundamentais que embasam o processo que será protocolado junto à imigração. Por essas razões, posso concluir que as chances de portas abertas para brasileiros imigrarem para os Estados Unidos são maiores, até mesmo pelas situações vivenciadas no meu dia a dia”, explica o advogado sobre a importância de uma assessoria jurídica bem feita.
Dr. Guilherme Lopes destaca ainda que hoje em dia o público que buscar ir para o país norte-americano é bem variado, assim como os motivos alegados para fazer esta mudança. “O nicho é variado. Hoje em dia atuo mais no ramo de Business Immigration. Mas atendo também investidores, famílias que desejam um recomeço de vida pessoal e profissional, tem também profissionais que desejam seguir atuando na carreira ja iniciada no Brasil. Uma prova disso é a variedade de vistos com os quais trabalhamos, tais como vistos de estudante, vistos com base em família, vistos de trabalho patrocinados por empresas, vistos para pessoas que desejam investir em um novo negócio, ou que desejam ser investidores em um empreendimento que já existe”, detalha.
O advogado imigratório acrescenta que várias barreiras existentes no passado foram quebradas e que hoje, os brasileiros que escolher viver no Estados Unidos. “Eu sempre escutei histórias de pessoas que vieram para os Estados Unidos em busca de melhoria de qualidade de vida, porém a algumas décadas atrás, existiam mais barreiras e fatores limitadores para o imigrante”, diz.
Além disso, Dr. Guilherme reforça que para quem já seguiu os passos necessários para entrar no país de forma regular pode adotar um caminho mais fácil para se adaptar à nova vida:
“Hoje em dia, a rede de apoio é muito maior. Posso citar, como exemplo, o Estado da Florida, que hoje tem uma comunidade brasileira muito expressiva. Então a procura sempre existiu sim, mas foi impulsionada ainda mais após a recente mudança do cenário político do País. Muitas pessoas ainda não conseguiram materializar esse desejo, mas diariamente converso com clientes que têm esse planejamento a curto e médio prazo”, explica o advogado.
Mas não só quem quer ir para os Estados Unidos pode contar com assessoria jurídica. Aqueles que já foram para o país e estão hoje irregulares podem contar com o serviço para viverem de forma legal nos EUA. “O tipo de assessoria vai depender da urgência que aquele cliente vai apresentar, bem como as chances de reverter a situação narrada por ele. Para aqueles que já estão fora de status, precisamos agir de forma rápida e assertiva para que as chances de êxito do pleito sejam maiores.”