in

“Mãe” longa-metragem de Adriana Vasconcelos, estreia 27 de abril nos cinemas

Produzido por Agridoce Filmes, Movits Studios e Distribuição Forte Filmes e Kuarup, Mãe marca a estreia da cineasta Adriana Vasconcelos em direção de longa-metragem ficção.

Estreia no dia 27 de abril, no Estação Net Botafogo, o longa-metragem Mãe, de Adriana Vasconcelos. Com produção de Agridoce Filmes, Movits Studios e Distribuição Forte Filmes e Kuarup, o filme foi realizado com recursos de editais do FAC/DF, FSA, BRDE e Ancine. O roteiro de Mãe foi contemplado pelo Edital de roteiristas estreantes do Minc. O Filme também pode ser visto na plataforma de streaming Looke.

Na história Madalena é mãe de Sônia, que é mãe de Julia, que é mãe de Camila. Uma família de mulheres tão diferentes, porém presas a acontecimentos e tragédias tão interligadas. Próximas em parentesco, distantes pela fatalidade. Uma história onde a realidade invade a ficção.

Em festivais, Mãe estreou no FestinLisboa em Portugal, passando por diversos outros festivais no Brasil e no exterior. E recebeu os prêmios de Melhor Direção, para Adriana Vasconcelos, na Mostra Brasília do 52º Festival de Brasília Do Cinema Brasileiro e melhor atriz, para Ana Cecília Costa, no Overcome Film Festival.Mãe aborda a maternidade em suas nuances mais delicadas e profundas ao retratar três mulheres de uma mesma família que exercem o “ser mãe” de formas completamente diferenciadas.

Uma é uma mãe maravilhosa, apesar de todas as circunstâncias traumáticas que envolvem a gestação de sua filha; outra não consegue ter uma relação afetuosa com a própria filha, mas exerce a maternidade com extremo esmero para com a neta; e a outra, apesar do desejo em ser uma mãe presente, não conseguiu exercer a maternidade em seu dia a dia. Mães, mulheres, que a vida direcionou para caminhos desvirtuados de seus desejos mais intensos.

O filme Mãe, também, aborda os abusos que as mulheres enfrentam em suas vidas cotidianas, gerando traumas e tragédias que se arrastam por toda uma vida. Em um momento em que os crimes contra as mulheres são tão assustadores em nossa sociedade, Mãe se mostra um filme absolutamente necessário.

Elenco Principal:
Ana Cecília Costa, Sura Berditchevsky, Lisa Eiras Favero

Elenco Coadjuvante:
João Antônio, Carmem Manfredini, Bruno Torres, Maria Eduarda Esteves, Raíssa Vasconcelos

Direção:
Adriana Vasconcelos

Roteiro:
Adriana Vasconcelos, Fernando Guimarães

Fotografia:
Alexandre Magno

Som:
Dirceu Lustosa, Marcos Manna

Arte:
Ricardo Movits, Chicco Sassi

Figurinos:
Nadine Diel

Montagem:
Marcius Barbieri

Título do longa-metragem (português): MÃE
Título do longa-metragem (Inglês): MOM
Duração: 82
Gênero: Ficção
Formato de exibição: DCP

 Breve Bio/filmografia da diretora:

Diretora, roteirista, atriz e produtora com graduação em Cinema e mestrado em Arte pela Universidade de Brasília. Em sua carreira, Adriana, participou de diversos projetos audiovisuais pelo Brasil em diferentes funções, o que demonstra sua sólida formação. Tendo recebido prêmios de melhor direção, melhor filme, melhor roteiro em festivais pelo mundo afora.  Entre seus projetos mais autorais destacam-se, além do longa-metragem Mãe, os curtas Só Sofia (2004/16mm); Senhoras (35mm/2010) e Fragmentos (DCP/2014); filmes que foram premiados e participaram de importantes Festivais no Brasil e em países como Cuba, EUA, França, Portugal, Argentina, entre outros.

Escrito por Higor Garcia