Matheus Nachtergaele, renomado ator, diretor, roteirista e autor de 56 anos, será agraciado com o prestigiado Troféu Oscarito durante o 52º Festival de Cinema de Gramado. A homenagem ocorrerá na noite deste sábado, dia 10, após a exibição do primeiro longa da mostra competitiva, “O Clube das Mulheres de Negócios”, dirigido por Anna Muylaert. O festival teve início na sexta-feira, dia 9, e promete uma programação repleta de destaques do cinema nacional e internacional.
Nascido em São Paulo, Nachtergaele iniciou sua carreira no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, ganhando notoriedade com a peça “O Livro de Jó” em 1995. Dois anos depois, estreou no cinema com os filmes “Anahy de las Misiones”, dirigido pelo gaúcho Sérgio Silva, e “O que é isso, companheiro?”, de Bruno Barreto, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Contudo, o reconhecimento popular veio com sua icônica interpretação de João Grilo na minissérie “O Auto da Compadecida” (1999).
No ano passado, durante o 51º Festival de Gramado, Matheus foi imortalizado na Calçada da Fama da cidade. Sua carreira é marcada por indicações e prêmios em festivais de renome, como Cannes, Prêmios Platino e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em 2024, Nachtergaele retorna às telas interpretando novamente João Grilo na aguardada continuação de “O Auto da Compadecida”, dirigida por Guel Arraes, com estreia prevista para 25 de dezembro.