in

Livro “Quais de mim você procura? Mulheres no Digital” foi lançado durante solenidade na Câmara Municipal de São Paulo

Este sétimo volume da série de livros apresenta histórias inspiradoras de mulheres que ‘aprenderam’ a gerar renda e a se destacar, profissionalmente, no ambiente digital.

O sétimo volume da série de livros “Quais de mim você procura? Mulheres no Digital” que, nesta edição, apresenta histórias de mulheres que empreendem no meio digital e usam a internet como forma de inovação e geração de renda, foi lançado em grande estilo na Câmara Municipal de São Paulo no dia 30 de maio.

Idealizado pela empresária Kátia Teixeira, cada volume da série _ que já conta com 7 edições _ traz relatos de mulheres que empreendem nos mais diversos setores. Presente na solenidade e autora desta iniciativa, Kátia salientou o quanto cada volume tem sido importante para inspirar e estimular mulheres a sonharem mais alto. A empresária também lembrou que os livros da série têm sido vendidos e, em iguais quantidades, distribuídos em comunidades e casas abrigo para mais de 4 mil mulheres. “A gente acredita sim, que as histórias de superação que estão aqui podem estimular aquela mulher que está desanimada, a ter um a ter um novo olhar sobre sua realidade. Tony Robbins diz que não se trata da condição e, sim, da decisão que tomamos e eu corroboro muito com ele. Em todos estes anos, nós recebemos milhares de e-mails de mulheres nos contando o quanto este livro mudou a vida delas”, salientou.

Vale ressaltar que a empresária Kátia Teixeira tem na sororidade a essência de todos os projetos que criou e nos quais tem atuado ao longo dos anos. Ela é, por exemplo, divulgadora dos males provocados por uma prática persistente entre as mulheres: o wollying. Para quem não sabe, este termo (junção das palavras inglesas woman e bullying) define atitudes agressivas, intencionais e repetitivas entre mulheres. Estas podem ser desde uma ‘simples’ fofoca até agressões físicas, exclusão social, humilhações (etc.), costumam ocorrer nos mais diversos ambientes e causam grande impacto da vida das vítimas. É justamente por isso que Kátia tem falado constantemente sobre os danos provocados pelo wollying e a necessidade de se praticar a sororidade sempre. “O wollying é um problema crônico. Não surgiu ontem, nem será eliminado amanhã. A competição entre mulheres ocorre desde a idade da pedra, porém, hoje, na era tecnológica em que vivemos, deveríamos saber que já tem gente demais torcendo contra nós. Mudar comportamentos é uma questão de consciência e humildade. Quando, mesmo que seja sem querer, você perceber que está sendo violenta com outra mulher, de alguma forma tenha coragem de parar e fazer diferente! Ser soror, agir com empatia, é uma questão de comportamento, aplicar a sororidade é uma questão de caráter!”, destaca Kátia.


Pois foi esta percepção que também levou Kátia a criar a série de livros “Quais de mim você procura?” que, neste volume, apresenta relatos de mulheres que trabalham nos meios digitais. Esta edição, por exemplo, mostra em cada capítulo a história de mulheres de perfis variados que aprenderam a divulgar seu trabalho digitalmente e, assim, ampliaram o alcance do seu trabalho e tornaram suas trajetórias inspiradoras para outras mulheres. Durante a solenidade, algumas destas autoras estiveram presentes e falaram sobre suas respectivas participações na obra. A psicóloga Eliana Santa Rosa, por exemplo, que tem sua história registrada no livro, ressaltou que a pandemia fez com que tivesse a oportunidade de levar para mais mulheres o trabalho que realiza há 18 anos e que tem ajudado muitas mulheres na superação de traumas pessoais. “Meu trabalho é mostrar pra essa mulher que a história dela é apenas uma parte da sua vida, e isso eu conto no livro através da minha própria história sobre como superei a violência doméstica sofrida pela minha mãe”, salientou. Já Liliane Almeida, outra autora, se apresentou da seguinte forma: “Eu sou uma mulher branca de periferia que usou a educação para conquistar sonhos. Hoje sou doutora em administração e meu tema de pesquisa foi empoderamento/empreendedorismo feminino. É importante entender que a história de outras mulheres pode motivar e alavancar mulheres que estão sem saída e esperança. No meu capítulo eu conto como a educação me levou ao sucesso”, afirmou.


Na ocasião, a vereadora Edir Sales (PSD), falou na tribuna sobre a importância do livro para ‘empoderar’ as mulheres: “A Câmara Municipal de São Paulo está em festa hoje fazendo a edição do sétimo volume deste livro que tem um nome forte. Eu tive a honra de posfaciar esta edição. A gente fica feliz por poder compartilhar com as mulheres o lançamento de um livro que ajuda outras mulheres a descobrirem seus próprios talentos”, ressaltou.

Escrito por Higor Garcia