“O que existe são especulações. Algumas conversadas comigo, outras falsas. De fato venho recebendo propostas. Me sinto muito honrada em receber convites para representar na política as mulheres, pois vejo que precisamos ter maior representatividade, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Nesse momento estou em fase de análise”. Essas foram as afirmações da primeira dama de Porto Velho, Ieda Chaves, em entrevista ao vivo concedida essa semana, ao programa Yalle Dantas, na Rádio Rio Madeira FM 107,9.
No entanto a primeira dama Ieda Chaves avaliou, durante a entrevista, ” o que posso dizer nesse momento é que vou deixar Deus agir, pois acredito muito na vontade divina. Se for essa a minha missão eu aceito, porém hoje afirmo que não sou candidata”, afirmou.
Em Rondônia, a primeira dama da Capital, Ieda Chaves vem sendo alvo de convites e análise nos bastidores políticos, principalmente nesse ano eleitoral, quando a população irá ás urnas para eleger, presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais. O motivo é o vasto trabalho que Ieda Chaves vem realizando, despontado como a primeira-dama mais atuante que Porto Velho já teve, seja na área social com distribuição de cestas básicas, apoio a instituições beneficentes, a ribeirinhos, trabalhos dedicados a incentivo de geração de renda e emprego para população, abraço a causa de animais, entre outras realizações desde o primeiro mandato do marido, prefeito Hildon Chaves.
CONVITES POLÍTICA
“Nunca foi meu objetivo ter a vida exposta. Como dentista por formação, área que atuei por dez anos, e empresária na área educacional, sempre tive os olhos e trabalhos voltados para o social”, disse Ieda Chaves relembrando o início de sua trajetória política quando o ex-promotor e também empresário, Hildon Chaves assumia o primeiro mandato como prefeito de Porto Velho.
“Minha primeira missão foi administrar o que seria feito com a doação de todo o salário de prefeito do Hildon. Então comecei a visitar instituições, bairros, comunidade carente e percebi que poderia fazer muito mais”, relembrou Ieda Chaves.
AÇÕES NA PANDEMIA
Desde então, ja no segundo mandato de Hilson Chaves, Ieda Chaves já soma uma série de trabalhos em prol da comunidade, principalmente os mais carentes. Os trabalhos de investimentos em cursos e organização para especialização de várias comunidades de bairros da cidade para a geração de renda e emprego eram uma paralizada por causa dos dois últimos anos da pandemia. Nesse período as acões foram voltadas a distribuição de castas básicas e a vacinação, entre outras ações voltadas ao combate da covid-19 em Porto Velho.
QUEM É IEDA CHAVES
Nascida no Paraná, Ieda Chaves cursou odontologia em Curitiba, tendo feito especializações na área pela Universidade Federal de Brasília, atuando no interior de Rondônia por dez anos. Mudou sua atuação para a área educacional, formando um grupo com cinco instituições em Rondônia. Casada com o atual prefeito de Porto Velho e ex-promotor Hildon Chaves, e mãe de dois jovens, além de um neto, Ieda chaves decidiu vender o grupo educacional, o que lhe rendeu mais tempo para atuar como primeira dama de Porto Velho.
“Me sinto muito realizada profissionalmente por ter escolhido Rondônia pra trabalhar e morar, junto com meu marido que chegou aqui na Capital como promotor de Justiça. Hoje esse reconhecimento pelas ações sociais que faço, junto com minha equipe , me sinto gratificada em poder transformar a nossa cidade, fazer o bem sem olha a quem”, finalizou a primeira dama do município de Porto Velho, Ieda Chaves.