Como as redes sociais impactaram os tratamentos estéticos
Cada vez mais profissionais de saúde estética relatam que pessoas chegam no consultório pedindo para ficarem como o filtro da rede social, algo irreal e inatingível. A relação das pessoas com a própria imagem está profundamente alterada e isso tem impactado elementos do comportamento humano. Graças aos avanços tecnológicos, convivemos em um mundo onde existe uma infinidade de maneiras de alterar e editar nossas próprias imagens. Seja adicionando um filtro predefinido em uma foto ou suavizando nossa pele com um efeito, há uma variedade de opções disponíveis para aprimorar nossa aparência online. Mas o excesso de uso dos filtros pode alterar a percepção de imagem e causar problemas de saúde e autoestima.
A dermatologista e diretora médica da Allergan Aesthetics, Camila Cazerta, comentou em uma coletiva de imprensa sobre como os filtros têm conduzido pessoas a procurarem tratamento estético: “Conseguimos perceber a vivência desse tema na realidade. A partir dessas trocas percebemos a relevância desse assunto e tentamos aprender mais sobre isso. É fundamental trazermos a conversa com diferentes segmentos. Estamos buscando soluções científicas e tecnológicas para impactar positivamente a vida das pessoas. Um dos objetivos é desmistificar a beleza estética. Encontramos diferentes aspectos psicossociais, e quando trazemos o contexto dos filtros que estamos expostos no nosso dia a dia, principalmente depois da pandemia, nessa passagem para o mundo digital, no impacto negativo que eles tem, uma distorção de imagem que a pessoa tem de si, inexistente”.
Apesar da seriedade da questão, ainda existem poucos dados que comprovam a mudança de comportamento pelo uso exagerado dos filtros e, por isso, a Allergan Aesthetics, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa um portfólio das principais marcas e produtos de estética médica, investiu em uma pesquisa realizada pela Offerwise e Let’s Mind para entender a real opinião das pessoas sobre os filtros de imagem e seus usos. Entre os principais dados, descobrimos que 89% acreditam que cuidar da aparência é o terceiro hábito mais importante para o bem-estar, ficando atrás apenas de: alimentação saudável e esportes. 59% dos entrevistados dizem que a aparência física é uma forma de mostrar como estão se sentindo; 50% diz que é uma forma de expressar a personalidade. Por isso, consideram cuidar da aparência uma forma de cuidar de seu bem-estar. Além disso, 40% do total usa filtros de imagem nas próprias fotos com frequência, para aparecer melhor nas postagens.
Nesta pesquisa, 98% dos entrevistados afirmam que as redes sociais impactam na autoestima de uma pessoa. Para 24%, de forma negativa. 94% concorda total ou parcialmente que o uso exagerado dos filtros de imagem nas redes sociais pode fazer com que uma pessoas deixe de gostar de sua imagem “real” e passe a querer aquela imagem “virtual”. 98% acha que as pessoas são mais bonitas nas redes sociais. 93% concorda, parcial ou totalmente, que o nível de cobrança estética tornou-se irreal devido ao uso exagerado de filtros de imagem.
Por último, 94% dos entrevistados concordam, parcial ou totalmente que o uso exagerado de filtros pode levar a uma diminuição da autoestima. 63% conhecem ou ouviram falar de alguém que já tenha deixado de sair de casa ou de ir a algum encontro por não querer ser vista na “vida real”, ou seja, sem os filtros de imagem. 70% acredita que pessoas mais jovens são as mais suscetíveis aos problemas causados pelo uso excessivo dos filtros nas redes sociais. E 67% entende que as mulheres estão mais expostas a esses problemas.
A pesquisa foi realizada com 650 pessoas de 18 a 50 anos de ambos os sexos, sendo 76% mulheres e 24% homens, entre maio e junho de 2022. Notou-se que um ponto de consenso entre todos os entrevistados é a importância das redes sociais em suas vidas, não podendo cogitar viver sem sua existência. A relação dos consumidores do Brasil com a estética é muito intensa e o padrão de beleza é um tema em eterna discussão. Por isso a Allergan Aesthetics procura estar sempre entendendo da melhor forma o comportamento dos que utilizam de seus produtos.
“Sabemos que não existem peles perfeitas! A pele tem poros, nossos rostos não são lisos e completamente simétricos. Então podemos oferecer o tratamento estético, um melhor contorno facial, um lábio mais carnudo, corretivos para traumas ou acidentes, cada vez mais temos técnicas aprimoradas respeitando o paciente, entendendo as expectativas em relação aos procedimentos, sabendo que o tratamento deve ser individualizado, que é um tema constante em eventos e programa de educação profissional continuada, e temos um investimento grande em relação a isso, treinamos milhares de profissionais sobre isso.” Afirmou Cecília Gurgel, diretora geral da Allergan Aesthetics Brasil.
Atualmente a Allergan Aesthetics tem corrido atrás da causa Assuma sua Imagem #alémdosfiltros, onde eles compreenderam que a aparência física é expressão de sentimentos e personalidade das pessoas, e vão além de seus produtos estéticos, chegando até o comportamento e o psicológico dos que desejam tratamento estético.