in

“Cabelo Preso” é o segundo single de pré-lançamento do disco “Bonança”, registro que marca a estreia de Raphael Thebas (Kanduras) como artista solo

Raphael Thebas, cantor, compositor e guitarrista da banda Kanduras, estreou o seu trabalho solo há menos de um mês com a faixa “A Noite Vai Cair”, o single foi apenas o primeiro gostinho do disco “Bonança”. Programado para o mês de setembro, o registro foi produzido de forma colaborativa com Gabriel Martini (Guilherme Arantes) e exalta a beleza da canção através da influência de grandes nomes da MPB e do indie. “Cabelo Preso” é a segunda música divulgada, a faixa estreia no próximo dia 26 de agosto.

“Cabelo Preso” é uma das composições com mais tempo de gaveta no disco e em seu processo de criação as urgências deram lugar a maturação do tempo. Primeiro veio a melodia em 2019 e junto com ela as primeiras frases, mas a coisa só foi ganhar corpo quando o artista paulistano, acompanhado de seu violão, viajou de férias para Recife.

Pronta mesmo a música só ficou em 2021, quando reuniu-se o talento do multi-instrumentista Gabriel Martini na guitarra, bateria, piano elétrico e violão aço com o baixo de André Bedurê (Zeca Baleiro / Luiz Melodia) e Wellington Conceição no chocalho e conga. O resultado é uma canção de amor, com suas nítidas influências na música popular brasileira dos anos 70, mas que também preserva espaço para o indie e para o jazz.

Foto: Yasmin Kalaf

Ouça “Cabelo Preso” aqui: https://youtu.be/tn5cQi3UvjQ

A intersecção de estilos, influências e referências que Thebas trabalhou no disco “Bonança”, ficam ainda mais nítidas em “Cabelo Preso”.

“A música tem uma timbragem bem anos 70 e uns grooves oitentistas fortes. Dá pra entender essa mistura na guitarra meio George Benson, puxada pro jazz, e pelo teclado que me remete a muita coisa do Guilherme Arantes”, explica Raphael Thebas.

A voz sossegada e os arranjos sofisticados que o público conheceu em “A Noite Vai Cair” também são características marcantes de “Cabelo Preso”. As duas músicas, assim como o restante do álbum, carregam também algumas outras coisas em comum como a produção colaborativa entre Raphael Thebas e Gabriel Martini, este último que também assina a mixagem, a masterização feita por Luciano Vassão e o olhar apaixonado de Thebas para os pequenos detalhes do cotidiano.

Ficha técnica 

Composição: Raphael Thebas;

Produção: Gabriel Martini e Raphael Thebas;

Mixagem: Gabriel Martini;

Masterização: Luciano Vassão;

Capa: Yasmin Kalaf;

Raphael Thebas: Voz, violão aço;

Gabriel Martini: guitarra, bateria, piano elétrico, violão aço;

André Bedurê: baixo;

Wellington Conceição: chocalho, conga;

Assessoria de imprensa: Cainan Willy;

Selo: Bolo de Rolo.

Links:

Raphael Thebas: Instagram / Twitter / Facebook / YouTube / Spotify;

Letra completa: Clique aqui;

Escrito por Higor Garcia