in

Nanda Perim fala sobre o surgimento do projeto PsiMama

Psicóloga acredita que novas práticas devem ser tomadas para o crescimento infantil de forma saudável

Formada em psicologia, Nanda Perim, conhecida como PsiMama, decidiu criar o projeto a partir da sua vivência como mãe. Assim que engravidou pela primeira vez, se sentiu empolgada por ser a realização de um sonho, passando a realizar diversos cursos de gestantes, que a levaram a ter o entendimento do que viria.

Achando que estava preparada, notou durante o parto que havia trabalhado o físico, mas que, segundo ela, percebeu que parto é também mental e emocional, o que teve que aprender na prática. “O segundo baque veio após o bebê nascer, porque eu não estava preparada para o que vinha. A amamentação é bem mais difícil do que dizem ser, além do mais, os hormônios ficam muito intensos e tinha dias que eu queria chorar o dia inteiro, o que me fazia achar que eu estava louca”, comenta.

Por falta de uma educação fundamental sobre aquele momento, Nanda relembra quando o leite maduro desceu (apojadura) e ficou com febre: “eu passei mal e corri para o Banco de Leite, a moça falou que era só o leite descendo, mas eu não tinha noção, porque essas coisas básicas sobre o puerpério não eram ditas de forma tão aberta, nem mesmo nos diversos cursos que fiz, o que tornava tudo mais confuso”.

Começando a pensar que aquilo não poderia ser coisa apenas da sua mente, a especialista em Inteligência Parental começou a ler sobre o assunto, descobrindo que existe uma pequena parte da psicologia que estuda o que de fato ela estava sentindo naquele momento. “Eu achei loucura que ninguém falava sobre esse assunto, era tipo um segredo velado, e quando eu ia conversar com as pessoas que já tinham filhos, todo mundo dizia que passou por isso também”, conta.

Esse entendimento fez com que Nanda começasse a escrever sobre as coisas que estava estudando, afirmando sua normalidade e que tudo fazia parte do processo natural. “Foi aí que eu descobri a 2 gravidez, eu não estava pronta e por um lado não queria passar por todo aquele processo de parto e puerpério novamente, mas não tinha outro jeito. O que fiz foi estudar ainda mais sobre como me preparar, dessa vez, de uma forma mais certeira”, relembra.

Ali, Nanda Perim passou a mergulhar profissionalmente no assunto, criando o seu blog onde relatava suas experiências. “Conforme meus filhos foram crescendo, cada nova etapa da vida deles, havia um desafio diferente. Passei a perceber que havia uma cultura tradicional que não fazia sentido pra mim e decidi relatar isso em minhas postagens que passaram a se tornar importantes não apenas para mim, mas para muitas mães e pais que se sentiam perdidos”, explica.

Desconstrução Mental

Com o tempo e muito estudo, Nanda percebeu que a cultura tradicional defendia alguns aspectos que pra ela não pareciam fazer sentido, como a de que colo vicia. “Não via meus filhos viciados em colo, eu os via pedir colo quando precisavam, o que me fez desconstruir conceitos e descrever em meus textos”.

Seu trabalho atual defende o tratamento com o bebê através do respeito, carinho e muito apego, mostrando que existem formas bem mais eficazes de educar uma criança do que batendo e colocando de castigo.

“Algo que começou como um hobby, se tornou um trabalho, onde passei a ser convidada para dar palestras online e presencial, participar de congressos, o número de pedido de atendimento também cresceu, além de ter um número de pessoas muito grande pedindo por um curso sobre o tema, qual acabei criando e se tornou um sucesso”, fala.

Um novo senso comum

Com a missão de mudar a mente das pessoas e modificar o senso comum, Nanda Perim acredita que existem diversos mitos sobre a criação de uma criança, como a “birra” ser mau comportamento ou de que bater na criança educaria, ambos conceitos ultrapassados segundo a psicóloga. Ou que acolher o filho quando o mesmo faz birra é mimar. “Na verdade, quanto mais você acolhe, mais ela aprende a se acalmar e menos birras ela faz”, explica.

A TV como auxílio para essa mudança

De acordo com Nanda, a TV é um dos locais mais importantes para a mudança desse pensamento, sendo a chave para o senso comum tornar-se algo mais sadio na vida dos pequenos.

“Tenho muito conteúdo nas minhas mídias sociais não só ajudando a desconstruir como também dando soluções para os maiores desafios. Acredito que hoje é o caminho para cada vez termos mais Quebradores de Ciclos! Mas o meu maior sonho definitivamente é a TV falando sobre esses temas”.

Famosos

Ao criar o PsiMama, Nanda ganhou diversos seguidores, inclusive nomes bem famosos na mídia que passaram a trocar experiências com a psicóloga como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Wanessa Camargo, Camilla Camargo, Thaeme, Grazi Massafera, Gabriela Pugliesi, Andressa Suita, Miá Melo, Philipe Coutinho (jogador da seleção), Julio Rocha, Bianca Andrade (Boca Rosa), Lore Improta, Morgana Secco (Mãe da Alice), Suzana Alves, Carmo Delaveccia, Fernanda Lima, Rossandro Kingler, Dr Daniel Becker, Flávia Calina, e Emme White.

“Eles estão sempre presentes. Assim, um dia que eu percorrer esse caminho de mudança, terá muita gente torcendo por mim. Isso me empolga”, finaliza.

Conheça mais sobre Nanda Perim:
https://instagram.com/psimamaa
http://PsiMama.online

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Escrito por Higor Garcia