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Cristo Redentor ganha iluminação especial na abertura da campanha do Outubro Rosa

As comemorações do Outubro Rosa serão abertas nesta terça-feira, a partir das 19h, com iluminação especial no Cristo Redentor. A cerimônia no monumento, realizada pela Fundação Laço Rosa, tem como objetivo celebrar a vida e renovar a fé no mês da campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama.

A atriz Zezé Motta é a madrinha da campanha, que terá eventos durante todo o mês, como a realização do Bazar Laço Rosa com 12 mil peças, gravação de uma websérie com oncoinfluenciadoras na Casa Laço Rosa; e também o lançamento do programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil.

FOTO: DIVULGAÇÃO

— Renovar a esperança e manter a nosso coração batendo por melhores políticas públicas e direitos de pacientes é o que abastece o nosso trabalho e o que fazemos desde sempre — destaca Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.

Marcelle também comemora a nova lei sancionada pelo governador Cláudio Castro, no último dia 29. O projeto de lei 4991/2021 virou Lei 9.868 que regulamenta o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro.

A partir da legisção será criado um cadastro das entidades do terceiro setor aptas a receber os fios. Além disso, a lei garante a promoção de cursos de capacitação para pessoas e organizações do terceiro setor interessadas em trabalhar na confecção de perucas, que pode ser por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e convênios de cooperação.

A lei também garante campanhas anuais de educação sobre a doação de cabelo humano para a confecção de perucas destinadas à doação sempre com a participação da sociedade civil. Uma das metas da função é tonar a “Lei Laço Rosa” válida para todo o território nacional:

Estamos trabalhando para ser uma realidade em todo o Brasil porque onde não há limites definidos, há espaço para a solidariedade alheia ser usada com fins comerciais e isso impacta diretamente quem muitas vezes não pode se defender, o paciente. Então precisamos organizar os processos e estabelecer as regras para que todos possam conhecer os limites e os processos envolvidos no ato de doar cabelos até o complexo caminho que ele percorre para transformar em uma peruca gratuita na cabeça de paciente com câncer—explica Marcelle.

Nesta edição, a Laço Rosa preparou uma ação inédita. Até quinta-feira, a Casa Laço Rosa, localizada no Rio, vai abrigar nove oncoinfluenciadoras. Dentro da casa, as jovens mulheres discutirão questões normalmente subjugadas dentro da temática do Câncer de Mama, como o feminino, sexo, morte e preconceito.

O dia a dia recheado de atividades de reality, entretenimento, informação e diversão no espaço será dividido nas redes da Fundação, além de, futuramente, transmitido no YouTube. O formato inédito promete chamar atenção para assuntos importantes do universo do câncer de mama de forma descontraída.

O projeto B.A.S.E também ganha destaque na edição de 2022. Trata-se de um programa de educação gameficada que vai levar informação sobre câncer de mama para as escolas públicas e privadas do Brasil com o objetivo, devendo atingir 1 milhão de jovens até 2025.Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, acontece o Bazar Laço Rosa by Shein no Espaço Alves Rodrigues das 14h às 20h.

O evento promoverá a venda de 12mil peças, especialmente selecionadas e expostas durante os três dias. O propósito do Bazar é financiar o projeto Ponto a Ponto, de moda, costura e consciência circular, com início previsto para 2023.

Por EXTRA

Escrito por Higor Garcia