Pela primeira vez, uma mulher vai assumir o comando da Polícia Federal (PF) em Rondônia. Larissa Magalhães Nascimento atuava no Acre e foi uma das nove delegadas escolhidas para chefiar superintendências regionais da PF nos Estados.
A nomeação ocorreu na noite desta última quarta-feira, 18, em publicação extra do Diário Oficial da União (DOU). O ato foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
À AGÊNCIA AMAZÔNIA, a PF informou que ainda não há uma data específica para que Magalhães assuma o novo cargo, devido a “trâmites internos”, mas adiantou que a mudança deve se concretizar em breve. Ela ficará no lugar do delegado Rafael Fernandes Souza Dantas.
Larissa Magalhães Nascimento é uma das nove delegadas escolhidas para chefiar superintendências regionais da Polícia Federal (Lucas Dias/GP1/Reprodução)
Antes de atuar no Acre, Magalhães chefiou a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Delepat), da Polícia Federal (PF), em Teresina, capital do Piauí.
Já em Rondônia, a delegada vai comandar, além da Superintendência Regional, localizada na capital Porto Velho, as três delegacias descentralizadas, instaladas nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, ambas no interior do Estado.
Mulheres no comando
Metade da nova chefia da PF, nos Estados, é composta por mulheres. Além de Rondônia, delegadas assumem superintendências regionais de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.
Já as superintendências do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins serão comandadas por homens.
Metade da nova chefia da Polícia Federal, nos Estados, é composta por mulheres (Thiago Alencar/Agência Amazônia)
Chefe da PRF exonerado
Também, conforme edição extraordinária do DOU, o ministro da Justiça, Flávio Dino, exonerou 26 dos 27 superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), incluindo Rommel Pessoa Dantas, até então superintendente da PRF em Rondônia. Dantas não teve substituto anunciado até o momento, assim como nenhum dos demais ex-superintendentes da polícia rodoviária.
O único a permanecer no cargo é o superintendente da PRF, no Piauí, Jairo Lima, que ocupa o cargo interinamente.
Também houve mudança no comando-geral da PRF. Antônio Fernando Souza Oliveira, novo diretor-geral, foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 2 de janeiro.