Em ação organizada por ProChile, representantes de 40 empresas e startups chilenas desembarcam no Rio de Janeiro com a missão de gerar novos negócios e fortalecer o ecossistema de inovação chileno no evento que é considerado o maior encontro da tecnologia mundial
O maior evento de inovação e tecnologia da Europa, o Web Summit 2023 que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 4 de maio também contará com a presença da delegação chilena composta por cerca de 40 empresas e startups de diferentes segmentos como mobilidade urbana, mineração inteligente, foodtechs, tecnologia e construção.
A iniciativa é organizada pelo ProChile, instituição que faz parte do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção comercial e de exportações do Chile no mercado brasileiro.
Ao longo de cinco dias, a delegação chilena participará do Web Summit e, simultaneamente, contará com uma intensa agenda composta por reuniões, visitas à organizações como Instituto SENAI , Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Parque Tecnológico UFRJ, ao Porto Maravalley e aos projeto de revitalização da zona portuária do Rio e do Terminal Intermodal, ao Centro de Operações Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos, bem como encontro de negócios para soluções tecnológicas para construção de edifícios RJZ Cyrela.
Desde 2018, o ProChile definiu a inovação como um de seus focos estratégicos já que essa é a ferramenta necessária para promover o desenvolvimento sustentável, sofisticar a oferta nacional, além de gerar capacidade de exportação, prospecção comercial e penetração em novos mercados. A ação é feita junto a diferentes iniciativas que criam pontes entre organizações, entidades governamentais, empresas, entre outros”, conta Hugo Corales, diretor de ProChile.
Hugo Corales explica ainda que o Chile é o único país da América Latina e Caribe a ser considerado como um dos 16 líderes globais em inovação segundo o “Scorecard 2023” da Consumer Technology Association (CTA). O Chile também mantém a liderança entre os países latinos e caribenhos no Índice de Inovação Global 2022, segundo relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que mede as principais tendências em inovação no mundo e lista as economias de acordo com seu desempenho. O Chile subiu três posições no ranking, passando do 53º lugar em 2021 para o 50º lugar em 2022. O resultado superou sua pontuação de 2019 (51º), permitindo recuperar seu nível no índice, que avalia 132 economias de vários continentes.
“Estamos presentes em 56 mercados estratégicos, entre eles o Brasil. E para contribuirmos ainda mais com nossos parceiros comerciais, atuamos fortemente na fomentação da inovação e empreendedorismo por meio de startups chilena ligadas à Fintech, Healthtech, Biotech e Edtech”, explica. Corales. O executivo complementa destacando a diversificação do protagonismo chileno em inovação. “Existem pelo menos três razões: investimentos em ciência no ensino superior no Chile, a mentalidade global de muitos empresários que se propõem a competir no mundo e, mais importante, a existência de capital de risco. A primeira e a última justificativa são os resultados de políticas públicas de longo prazo e uma profunda conexão entre o mundo empresarial, universitário e social”, finaliza Corales.
O Web Summit é um dos encontros mais relevantes a nível mundial nas áreas da inovação, empreendedorismo e tecnologia, contando com a participação de mais de 100.000 participantes de cerca de 150 países, onde se destaca a participação de mais de 1.500 investidores, 2.500 startups e mais de 2 mil jornalistas. O evento permite conexões significativas entre Ceo´s, fundadodres, investidores, mídia e figuras culturais que estão remodelando o mundo. Entre os participantes de destaque 2023 estarão presentes Google, The New York Times, Toptal, Amazon, entre outros.