in

Greve de atores de Hollywood afetará indústria mundial a curto, médio e longo prazos

A greve dos atores em Hollywood terá efeitos a curto, médio e longo prazos na indústria audiovisual do mundo, segundo Marcio Rodrigo Ribeiro, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM. O comitê de negociações do Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) anunciou a greve, que passa a valer a partir da meia noite desta sexta-feira, 14, após mais de um mês tentando acordos com produtoras e canais de streaming. O comitê reivindica reajuste de salário e regulamentação do uso de inteligência artificial na escrita de roteiros.

“Artistas que estão com produções em lançamento, como é o caso de Barbie e Oppenheimer, não poderão promover seus filmes, e isso afeta diretamente a distribuição e consequentemente a bilheteria. Além disso, haverá mais atraso no cronograma de produções, que já estavam sem roteiros e agora talvez sem atores e atrizes para interpretar as histórias”, diz Ribeiro. “A Marvel já havia anunciado atraso na agenda de lançamentos, inclusive para Avengers. O gap será ainda maior, afetando, portanto, faturamento e receita nos cofres das majors.”

O uso da Inteligência Artificial em obras audiovisuais esconde outra questão que é a do direito de imagem. Recentemente, cresceu o debate a partir do comercial da Volkswagen com Elis Regina. Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, aponta que não é proibido pela lei reviver uma pessoa a partir da Inteligência Artificial. “O que se deve observar é que o direito da imagem é sempre da própria pessoa e quando ela falece esse direito é transmitido aos seus herdeiros, que poderão negociar um contrato de cessão com empresas que tenham interesse em fazer uso da imagem de pessoas já falecidas”, diz. O especialista observa que provavelmente será usado um disclaimer, ou isenção de responsabilidade, em quaisquer obras audiovisuais todas as vezes em que houver a utilização de tecnologia para reviver pessoas falecidas.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Escrito por Higor Garcia