Primeira – dama destaca avanços dessa causa na Capital depois da gestão Hildon Chaves
“Porto Velho agora tem motivos para comemorar o Dia Nacional dos Animais celebrado nesta segunda – feira, quatorze de março.” Esta declaração foi feita pela primeira – dama da Capital, Ieda Chaves, para destacar as ações que a gestão Hildon Chaves vem desenvolvendo com o objetivo de avançar nessa pauta.
Além de ter abraçado a causa dos pets, na condição de voluntária, ela acompanha as medidas adotadas pela Prefeitura que visam à melhoria da qualidade de vida dos bichos. Quando o prefeito Hildon Chaves assumiu o comando do Executivo não existia nenhuma inciativa por parte da gestão municipal para garantir o acolhimento de cães e gatos.
“Desde o início da gestão a gente vem lutando por essa causa porque Porto Velho não tinha nenhuma lei que garantisse a proteção dos animais”, lembrou à primeira – dama. “Tinha apenas o Centro de Controle de Zoonose, cujo objetivo é evitar que o animal transmita alguma doença para o ser humano”, completou ela.
Hoje, a Prefeitura da Capital conta com um programa de distribuição de ração para abrigos e castração. Com apoio de parceiros, como a vereadora Márcia Socorrista, Ieda Chaves participa de iniciativas como regaste de animais abandonados nas ruas, viabiliza a castração dos mesmos, adquirindo remédios para os que precisam, e depois os encaminham para adoção.
O deputado federal Expedito Netto (PSD) destinou recursos de emenda parlamentar na ordem de dois milhão para a construção do Hospital Veterinário Municipal e a Prefeitura de Porto Velho vai construir com recursos próprios do Município, o Abrigo Municipal. Já existe terreno para a edificação das duas obras.